É notório que o mercado brasileiro vem atravessando uma grave crise econômica em virtude de um legado negativo que não cabe mais ficarmos remoendo, pois representam 90% das informações que assistimos na mídia.

Quando falamos em crise cabem algumas reflexões….. uma delas é não entrar em desespero. Se existe crise no mercado não significa que devemos entrar ou estar “em crise“.

Pode parecer frase feita, mas a crise faz parte da vida e não necessariamente é o fim de tudo e de todos.

A história nos mostra que a economia tem seus ciclos. A economia transita numa “montanha russa”. Impactos oriundos do ambiente externo de cunho político, financeiro, organizacional e outros são os que definem a intensidade do sobe e desce desta montanha.

Infelizmente no Brasil estamos numa montanha russa que faz inveja as localizadas no Universal Studios na Florida……Mas antes de entrarmos em desespero, importante lembrar que mesmo com o pânico que a montanha russa nos proporciona, concordam que em algum momento ela para? E no momento em que ela para….a sensação não é melhor?

A crise de mercado é um obstáculo que pode ser decisivo ou não para o sucesso ou insucesso seja pessoal quanto profissional.

Importante saber que a crise pode estar no mercado, mas nunca dentro de nós. Com a enxurrada de informações pessimistas que inundam nossas casas pela televisão, internet e jornais, todo cuidado é pouco.

Isto faz parte do jogo e só sofrem impactos quem esta jogando, certo?

Estar em crise” pode ser efetivamente um estado ou uma opção. Estar em crise pode nos impedir de participar deste jogo e o que seria o pior dos cenários.

O empreendedor tem que saber onde quer chegar e nunca se colocar na posição de vitima do mercado por causa de crise. O mercado continua existindo e não existe opção que não seja batalhar.

Devemos fazer uma análise da nossa crise. Buscar pacificar a nossa crise seja de forma autônoma (parabéns aos que tem este dom) ou através de ajuda externa em programas de autoajuda, apoio de um coaching profissional e até mesmo buscando atendimento junto a profissionais de saúde (parabéns também aos que tem esta coragem).

Dito isto é seguir em frente e continuar jogando o jogo.


Tags:, ,

Max Gabriel

Max Gabriel

[email protected] Contador, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ. Atuou como Controller em grande indústria e como gerente sênior de firma internacional de consultoria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.