Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.

Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.

Este DNA de inovação remete aos empreendedores de Startups buscarem modelos práticos e objetivos em todos os aspectos de seus “entregáveis”,  produtos ou serviços vendidos e nos “recebíveis”, produtos e serviços contratados.

Este conceito mobiliza o mercado a buscar novos modelos e processos para atender ao ecossistema das startups.

Percebe-se um movimento muito intenso junto aos empreendedores contábeis que buscam formas inovadoras na prestação de serviços para atender a esta demanda. Os escritórios contábeis estão cada vez mais virtuais, o que é bom no aspecto de velocidade, transparência, acesso e formalização a informação. Existem canais de comunicação entre escritório e cliente  que são feitos por “robôs virtuais” e “inteligências artificiais” que inclusive ocasiona em redução de custos de pessoal.

Novos processos na prestação de serviços contábeis sempre devem ser vistos forma a agregar e nunca substituir.

Todo cuidado deve ser tomado pelos contadores que estão cada vez mais focados em atender as necessidades das startups e também para as startups que tem muita inclinação ao novo.

Não se trata de uma visão protecionista ou resistente, até porque os meios de inovação e tecnologia estão acessíveis ao mercado para qualquer escritório implementar.

O processamento contábil, as obrigações fiscais, os processos de legalização e outros de cunho operacional DEVEM ser migrados a processos mais autônomos.

O grande ponto é que a contabilidade também se inovou e requer ao profissional de contabilidade mais pessoalidade no atendimento ao cliente.

Conhecer o dia a dia, os desafios, as limitações, o produto, o mercado e enfim o negocio do cliente é indispensável ao contador. Isto não tem como ser migrado a nenhuma inteligência artificial. A geração de valor agregado para os clientes requer ações pessoais do profissional de contabilidade, que no final do dia, sempre foi o diferencial.

Diria que o modelo ideal de prestação de serviços contábeis é ter seus escritórios alojados em ambiente “http:” e seus contadores alocados dentro dos clientes.

O mercado agradece!


Tags:, , , ,

Max Gabriel

Max Gabriel

[email protected] Contador, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ. Atuou como Controller em grande indústria e como gerente sênior de firma internacional de consultoria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.