Todo começo de ano nos vemos às voltas com obrigações acessórias perante ao fisco, sendo a mais “tensa” para as pessoas físicas, a declaração do Imposto de Renda.

O prazo final de entrega será como de costume no dia 30 de abril de 2019. Parece ainda um prazo muito distante, mas o tempo não costuma ser muito generoso, concordam?

Afinal estamos falando de uma declaração que deverá espelhar a movimentação financeira e patrimonial de cada indivíduo, referente ao período de 1 ano que se encerra em alguns dias.

Muita coisa aconteceu e é comum que nem todos tenham seus arquivos organizados em virtude do “monstro do dia a dia”.

É preciso se antecipar e já começar a separar toda a documentação referente a 2018, tais como:

  • Controle com resumo anual de rendimentos (contracheques/holerites) para caso de assalariados e controle contábil em caso de sócios que receberam distribuição de lucros ao longo de 2018.
  • Extrato anual de bancos (conta corrente e aplicações financeiras).
  • Extrato anual de pagamento de previdência privada (PGBL e VGBL).
  • Despesas médicas e com educação (próprias e dos dependentes).
  • Documentos que indicam a variação patrimonial, como aquisição ou venda de imóveis e automóveis e outros bens acima de R$ 5 mil.

Que tal fazer diferente desta vez e não ser mais um que deixa tudo isso para cima da hora?

O acesso a documentação e o planejamento prévio são fundamentais para que a declaração seja preparada observando todos os aspectos necessários para uma maior segurança nas informações a serem reportadas ao fisco (avaliação de risco).

Além do mais, como publicado em post anterior o fisco, cada vez mais amparado pela tecnologia e o cruzamento das informações, será cada vez mais minucioso.

O quanto antes for preparada e transmitida da declaração, melhor posicionado o contribuinte estará na fila da restituição do Imposto de Renda.

Perto do prazo de entrega, é comum o congestionamento do sistema da Receita Federal, além de correrias de última hora para assegurar que a declaração será entregue dentro dos conformes.

Procure seu contador e já inicie as tratativas relativas a sua declaração de Imposto de Renda de 2018_2019, objetivando melhor suporte e cronograma para resolver eventuais problemas e para que abril de 2019 não seja novamente um mês de stress.


Tags:, , ,

Max Gabriel

Max Gabriel

[email protected] Contador, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ. Atuou como Controller em grande indústria e como gerente sênior de firma internacional de consultoria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.